Já está circulando o Notas de Biblioteca 10 que trata deste assunto cada vez mais presente no cotidiano das bibliotecas e outros equipamentos culturais. A publicação está dividida em 4 capítulos para oferecer aos leitores uma visão abrangente do conceito de sustentabilidade, que atualmente vai além da dimensão econômica e financeira:

  1. Sustentabilidade – O que é isso mesmo?
  2. Que ações podem ser desenvolvidas para fortalecer a sustentabilidade em bibliotecas públicas?
  3. Qual a relação entre comunicação e sustentabilidade?
  4. Como elaborar bons projetos e propostas para diferentes públicos?

O conceito atual de sustentabilidade requer que sejam trabalhadas simultaneamente percepções específicas para questões de natureza cultural, política e social para encontrar soluções que ofereçam mais autonomia, reduzindo a dependência dos disputados recursos estabelecidos anualmente nos orçamentos municipais.

A publicação oferece exemplos de ações bem-sucedidas em bibliotecas públicas, como parcerias com outras instituições da comunidade, na formação de associações de amigos da biblioteca, no trabalho com voluntários, na obtenção de recursos financeiros por meio de editais ou patrocínios.

Outro recurso importante para promover a sustentabilidade são as estratégias de marketing e comunicação para interagir com diferentes segmentos da sociedade para a formação da opinião pública, para a captação de recursos ou para promover a inclusão das questões culturais nos processos de formulação de políticas públicas.

Quando parceiros externos se aliam aos projetos de uma biblioteca pública trazem consigo expectativas típicas do mundo corporativo. Por isso, a publicação também fornece roteiros testados e acessíveis para organizar ideias que irão compor planos de comunicação e as diversas etapas da elaboração de projetos e propostas, incluindo as definições de metas e objetivos, cronogramas, indicadores de desempenho, monitoramento, prestação de contas e avaliação de resultados.

Notas de Biblioteca é uma publicação da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, produzida pela SP Leituras e distribuída gratuitamente a todas as unidades vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

Solicite seu exemplar impresso ou baixe aqui a versão digital.

Boa leitura!