Debates sobre a biblioteca como espaço público essencial

 

A SP Leituras e a Unidade de Biblioteca e Leituras (UBL), da Secretaria de Estado da Cultura, organizam  em São Paulo, de 17 a 19 de novembro de 2014, o 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva). O evento que reúne cerca de 800 bibliotecários, profissionais de bibliotecas, dirigentes de cultura e estudantes de áreas afins, trata da valorização das bibliotecas para a disseminação da leitura e da informação, além de apresentar casesnacionais e internacionais das melhores práticas do segmento.  O seminário será realizado no Novo Centro de Convenções Rebouças, na região da Avenida Paulista, na capital do estado.

Os temas que serão apresentados por palestrantes nacionais e internacionais ou debatidos em mesas-redondas variam desde políticas públicas de leitura implementadas no Exterior, a formação de gibitecas, como acolher os nativos digitais, as bibliotecas como agentes de inclusão de pessoas socialmente vulneráveis, passando por questões muito atuais as demandas relacionadas às questões à diversidade de gênero e à sexualidade.

Para o seminário deste ano, entre os convidados, figuram nomes como os escritores João Silvério Trevisan, João Nery,  Laurentino Gomes e Fabrício Carpinejar. Para apresentar projetos e programas de incentivo e promoção da leitura, o evento convidou especialistas internacionais como Carme Fenoll (Biblioteca do Governo da Catalunha), Gonzalo Oyarzún (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Chile), Luis Herrera (Biblioteca Pública de São Francisco, Califórnia), Paula Sequeiros (Universidade de Coimbra) e Silvia Castrillón (Associação Colombiana de Leitura e Escrita).

Mais informações sobre o evento no site oficial, além de dicas de transporte, restaurantes e hospedagem. Veja a programação completa em http://www.bibliotecaviva.org.br.

 

Serviço

7º Seminário Internacional de Biblioteca Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva)

Data: 17 a 19 de novembro

Horários: das 9 às 19 horas.

Local: Centro de Convenções Rebouças

Endereço: Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 23, Cerqueira César

Ao lado da estação Clínicas do Metrô – próximo ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Telefone: (11) 3155-5444