No Dia Internacional do Livro Infantil, celebrado hoje, 2 de abril, a dica é conhecer melhor o trabalho de Stela Barbieri e Fernando Vilela. O casal assina várias obras em conjunto e, entre eles, constam Quero coloSapo ComilãoComo surgiram os vaga-lumesA onça e o bode e A Menina do fio. A dupla já esteve na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos, participando do programa Segundas Intenções e esta é boa oportunidade para conferir detalhes dos bate-papos, no qual os dois compartilham um pouco do processo criativo e do nascimento das ideias para os livros.

Saiba mais

Stela é artista plástica, educadora, escritora e contadora de histórias. Curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo e diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, ela é assessora de artes da educação infantil e ensino fundamental em escola e fez parte do Conselho Consultivo do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, em Lisboa, Portugal, e do Conselho da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Stela também coordenou curso de Pós-Graduação em museus e instituições culturais, do Instituto Singularidades e é diretora do Bináh Espaço de Arte.

Fernando é, além de escritor, ilustrador, artista, designer e professor. Ele, que publicou mais de 90 livros ilustrados em 10 países, recebeu, por Lampião & Lancelote, em 2007, a Menção Honrosa na categoria Novos Horizontes da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha (veja abaixo informações sobre o evento) e dois prêmios Jabuti. Vilela realizou várias exposições no Brasil e no exterior e possui obras em importantes coleções como a do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York, nos Estados Unidos, e da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

A origem da data

O dia 2 de abril foi escolhido pela International Board on Books for Young People (IBBY) em 1967. A razão: trata-se do dia do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. A IBBY, organização sem fins lucrativos, realiza, entre outras atividades, a entrega do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Prêmio Nobel da Literatura Infantil.

Importante ressaltar que a Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, foi transferida para o ano que vem, em função da pandemia. O encontro acontecerá entre 12 e 15 de abril de 2021.

Ainda curioso sobre as trajetórias de Stela e Fernando? Os dois têm sites para enriquecer ainda mais sua navegação nesta data em especial:

Stela Barbieri: http://stelabarbieri.com.br/

Fernando Vilela: http://www.fernandovilela.com.br/