Na próxima segunda-feira (10/04), estarão reunidos na Biblioteca de São Paulo os representantes das 90 cidades que participam do programa Viagem Literária 2017. Estão inscritos mais de 140 profissionais de biblioteca e dirigentes culturais.

A programação do dia incluí, além da apresentação das diversas etapas do programa que foi ampliado para comemorar a 10ª edição, uma Oficina de Orientação para o Módulo de Escrita Criativa que será conduzida pela escritora Noemi Jaffe.

Este módulo é a mais importante inovação do programa nesta edição e todos os passos da atividade serão abordados pela facilitadora. Em julho, acontecerá uma oficina virtual para os voluntários que aplicarão a metodologia proposta em oficinas locais nas bibliotecas públicas. A intenção é transferir um conhecimento prático a ser incorporado às praticas das unidades incluídas nesta edição.

Atualmente o Viagem Literária é um dos programas mais consolidados da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, sendo sempre muito bem recebido em todas as cidades.

Integrado a um conjunto de ações para disseminar o gosto pela leitura no Estado, o programa vem promovendo ações que dinamizam a programação cultural das bibliotecas municipais no Estado, contribuindo para transformá-las em centros de convivência multicultural de toda a comunidade.

O Módulo de Contação de Histórias terá inicio no dia 15 de maio e se estenderá até 2 de junho. Dezoito grupos ou contadores de histórias realizarão 180 eventos nas 90 cidades desta edição.

Veja a programação do Módulo de Contação de Histórias e os artistas convidados podem ser vistos www.viagemliterária.org.br

Em junho, escritores que se dedicam a literatura infantojuvenil percorrerão os mesmos caminhos, enquanto autores que escrevem para leitores adultos estarão viajando em agosto.

Em breve, a programação dos módulos de literatura também poderá ser consultada.