Institucional

Saiba o que é e quais são as principais atividades do SisEB para as bibliotecas de São Paulo

Ilustrações deste site: Michele Iacocca

O SisEB é o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Foi criado pelo decreto nº 22.766, de 9 de outubro de 1984 e reformulado pelo decreto nº 55.914, de 14 de junho de 2010. Ele integra as bibliotecas públicas municipais e comunitárias vinculadas existentes no Estado. Hoje, a rede é composta por mais de 800 unidades, incluindo a Biblioteca de São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), que servem como laboratório do conceito Biblioteca Viva.

O SisEB é coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL), da Secretaria da Cultura do Estado São Paulo, e tem a SP Leituras, organização social de cultura, como parceira em sua operação. O sistema tem como objetivo estimular e apoiar as bibliotecas de acesso público do Estado na democratização da informação, do livro e da leitura.

 

Ações do SisEB

O SisEB direciona suas ações para que todas as bibliotecas públicas sejam bibliotecas vivas, isto é, espaços de leitura, pontos de encontro de pessoas e de cultura, para formar cidadãos e estimular a relação com a comunidade do entorno por meio da leitura e do acesso à informação.

Como atividades principais, destacam-se:

  • Promover a plena integração das bibliotecas;
  • Prestar assistência técnica aos municípios para implantação e modernização das bibliotecas;
  • Realizar ações de capacitação para as equipes das bibliotecas;
  • Sistematizar informações e produzir publicações que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes;
  • Apoiar a atualização dos acervos;
  • Publicar materiais dirigidos aos usuários das bibliotecas;
  • Organizar anualmente o Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias (Seminário Biblioteca Viva);
  • Promover anualmente o programa Viagem Literária;
  • Estimular a criação de projetos de ação cultural e incentivo à leitura nas bibliotecas;
  • Difundir ações de promoção da biblioteca e da leitura para secretários, diretores de cultura e educação e prefeitos dos municípios do Estado.

Missão
Promover, estimular e apoiar as Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo contribuindo para a democratização do acesso à informação, ao livro e à leitura.

Visão
Ser referência na promoção e incentivo à leitura no cenário nacional em 2020.

Valores
Ter compromisso com a ampliação do acesso à informação, ao livro e à leitura respeitando a ética e os valores humanos.

Conheça alguns dados do SisEB.

infografico-siseb-em-numeros

Ilustrações de Michele Iacocca, Design de Marcos Mesquita

Decretos

 

DECRETO Nº 61.832, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2016: Dispõe sobre as alterações que especifica na estrutura da Secretaria da Cultura e dá providências correlatas.
Clique aqui para acessar.
Faça o download em PDF.

 

DECRETO Nº 59.777, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2013: Cria, na Secretaria da Cultura, como equipamento cultural da área de Bibliotecas e Leitura, a Biblioteca Parque Villa Lobos e dá providências correlatas.
Clique aqui para acessar.
Faça o download em PDF.

 

DECRETO Nº 55.914, DE 14 DE JUNHO DE 2010: Reformula o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo.
Clique aqui para acessar.
Faça o download em PDF.

 

DECRETO Nº 55.913, DE 14 DE JUNHO DE 2010: Cria a Unidade de Bibliotecas e Leitura, altera o Decreto nº 50.941, de 5 de julho de 2006, que reorganiza a Secretaria da Cultura e dá providências correlatas.
Clique aqui para acessar.
Faça o download em PDF.

 

DECRETO Nº 55.319, DE 5 DE JANEIRO DE 2010: Cria, na Secretaria da Cultura, como equipamento cultural da área de Difusão Cultural, a Biblioteca de São Paulo e dá providências correlatas.
Clique aqui para acessar.
Faça o download em PDF.

 

DECRETO Nº 22.767, DE 9 DE OUTUBRO DE 1984: Autoriza a celebração de convênios com municípios para desenvolvimento do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo.
Clique aqui para acessar.
Faça o download em PDF.

 

DECRETO N. 22.766, DE 9 DE OUTUBRO DE 1984: Cria o Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo e dá providências correlatas.
Clique aqui para acessar.
Faça o download em PDF.

 

Contrato de Gestão

Qualificada como Organização Social da Cultura, a SP Leituras mantém contrato de gestão com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para gerenciamento e desenvolvimento da Biblioteca de São Paulo (BSP), Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), Programas de Bibliotecas e Leitura e o Prêmio São Paulo de Literatura.

Realiza, na mesma linha, ações de promoção, capacitação e treinamento de profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura. A SP Leituras, foi criada em 23 de junho de 2010 e, em 1 de abril de 2011, foi firmado contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo.

Acesse os documentos no site Transparência Cultura: clique aqui.