No dia 23 de abril, por decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), celebra-se no mundo inteiro o livro, os autores, os ilustradores, os editores e a proteção à propriedade intelectual por meio do direito autoral.

Esta data foi escolhida com base numa tradição catalã muito antiga, segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge, e recebem em troca um livro.

Além disso, esta é a data de falecimento de dois grandes autores da literatura: Shakespeare e Cervantes. Comemorar a efeméride neste dia é também prestar uma homenagem aos escritores que tanto contribuíram para a cultura de seus países, além de extrapolarem a sua influência para todo o mundo.

Este ano, o cartaz, divulgado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), tem concepção do ilustrador canadense Pierre Pratt e combina os dois elementos que estão na base da tradição dos cavaleiros catalães: o livro, como símbolo da cultura, e a rosa, como símbolo do amor.

Poster criado pelo ilustrador Pierre Pratt