Quando:
19 de junho de 2020@15:00 – 17:00
2020-06-19T15:00:00-03:00
2020-06-19T17:00:00-03:00
Custo
Grátis
Contato:
SisEB - Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo

Webinar com Francilene Cardoso, Neide Almeida e Charlene Lemos
Mediação: Coletivo Mulheres Negras na Biblioteca 

INSCRIÇÕES A PARTIR DE 2 DE JUNHO.

“Acreditamos que um evento como esse pode plantar uma semente de mudança no terreno da biblioteconomia e colher a diminuição do racismo dentro e fora das bibliotecas. Pois, quanto mais profissionais dessa área passem a ter consciência da importância de se fazer um reparo social, oferecendo a visibilidade que foi negada às mulheres negras no meio literário, mais chegaremos perto de uma sociedade justa.”  Mulheres Negras na Biblioteca.  

Francilene Cardoso é graduada em Biblioteconomia pela UFMA, com doutorado na Escola de Serviço Social da UFRJmestrado em Ciência da Informação pela UFF e especialização em História da África e do Negro no Brasil pela Universidade Candido Mendes. É autora do livro O negro na biblioteca: mediação da informação para construção da identidade negra, publicado em 2015.  

Neide Almeida é escritora, poeta, educadora, pesquisadora, produtora e gestora cultural. Socióloga pela FESPSP, mestre em Linguística pela PUC-SP e especialista em Gestão Cultural Contemporânea pelo Itaú Cultural. Atua na área de direitos humanos, especialmente no campo da leitura e das relações étnico-raciais. Trabalhou no programa Prazer em Ler do Instituto C&A, no Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, e atuou no GD do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo como membro da sociedade civil. Em 2018 integrou o júri final do Prêmio São Paulo de Literatura. É autora do livro de poesia Nós: 20 poemas e uma Oferenda (Ciclo Continuo Editorial2018). 

Charlene Lemos é graduada em Biblioteconomia pela Unesp, mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP diplomada em Gestión de Bibliotecas Públicas pela Universidad Alberto Hurtado (Chile). Coordenou a Biblioteca Pública Maria Firmina dos Reis e atualmente é coordenadora da Biblioteca Pública Raul Bopp, ambas da Prefeitura de São Paulo, e docente no curso de pós-graduação em Gestão de Bibliotecas Escolares. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Cultura e Informação, e organiza eventos literários, culturais com foco na participação comunitária, formando redes com o território local. 

COLETIVO MULHERES NEGRAS NA BIBLIOTECA 

Carine Souza é graduanda em Letras, técnica em Biblioteconomia, revisora e preparadora de textos, produtora cultural e uma das idealizadoras do projeto Mulheres Negras na Biblioteca.  

Juliane Sousa é formada em Letras pela Unifesp, produtora cultural, ambientalista, jornalista, apresentadora de rádio e televisão, roteirista, poeta e uma das responsáveis pelo projeto Mulheres Negras na Biblioteca. 

Beatriz Gonçalves Nogueira dos Santos é graduanda em Biblioteconomia pela USP. Uma das responsáveis pela inclusão das temáticas informação étnico-racial na Biblioteconomia” e “importância da inclusão de obras de escritoras negras nos acervos das bibliotecas” na Semana de Biblioteconomia ECA -USP 2018. 

PÚBLICO-ALVO: Profissionais das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Educação, Leitura, Literatura e correlatas.
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!
Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br
Acessibilidade: haverá tradução em LIBRAS.
Importante: O link para acesso à plataforma será enviado um dia antes da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após o evento. 

19 de junho de 2020
das 15 às 17 horas