6 de agosto de 2019@14:00 – 18:00
23 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 05402-000
SisEB

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
A partir de 30/7, as inscrições serão somente no local e dia do evento.

Dentro da programação do 2º dia do Seminário Biblioteca Viva (06 de agosto), teremos cursos de imersão e visitas monitoradas acontecendo simultaneamente.

Clique aqui para conferir as demais atividades disponíveis para este dia e a programação completa do Seminário Internacional Biblioteca Viva.

Trilha da Tecnologia – Curso – “Videogames e ambientes interativos em bibliotecas: como implementá-los?”, curso de imersão com Eugenijus Stratilatovas (Biblioteca Nacional Martynas Mazydas, Lituânia) e mediação de Luiz Ojima Sakuda (FEI, FIA e USP).

CONTEÚDO
– Diálogo entre jogos, literatura e bibliotecas;
– A biblioteca como meio e local para programação, construção e difusão de jogos;
– A relação entre narrativas e roteiros de jogos e obras literárias;
– Jogos como ferramenta para a aprendizagem e construção do conhecimento;
– Jogos como ferramenta para apresentar a literatura e aproximá-la de leitores e não-leitores.

Eugenijus Stratilatovas é bacharel em Administração Pública pela Kaunas University of Technology (Lituânia) e mestre em Gerenciamento de Projetos pela University of Liverpool (Inglaterra). Há 15 anos é gerente de projetos nas áreas de Cultura e Educação, especializado em sistemas de informação, desenvolvimento de softwares e projetos sociais. Gerenciou um dos maiores projetos de inovação social da Lituânia, Libraries for Innovation 2, financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, que mudou a forma de pensar o desenvolvimento de serviços centrados no usuário em 57 bibliotecas municipais. Foi membro do Conselho de Avaliação do Museu Nacional, do Conselho Nacional de Digitalização e Bibliotecas Públicas 2030 e do Bibliotecário do Ano de 2017. Foi também vice-diretor para desenvolvimento estratégico da Biblioteca Nacional. Atualmente é proprietário da start-up Nieko que desenvolve experiências de realidade virtual para bibliotecas, museus e empresas. Também é gerente de projetos do sistema de informação do patrimônio cultural Desenvolvimento do Ambiente Cultural Digital para as Necessidades da Sociedade, da Biblioteca Nacional. Nos últimos três anos está profundamente interessado no mercado virtual e de realidade aumentada, pois estima que isso mudará o paradigma de como usamos computadores nos próximos cinco anos.

Luiz Ojima Sakuda é sócio da Homo Ludens e professor do Centro Universitário FEI, da FIA Business School e da Fundação Vanzolini. É doutor em Engenharia de Produção pela POLI-USP, bacharel em Administração Pública e mestre em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, com intercâmbio na ESSEC Business School (França). É curador do BIG Careers e conselheiro da Abragames e da International Game Developers Association São Paulo Chapter. Fundou e mantém desde 2000 diversas comunidades virtuais, incluindo a Capital Empreendedor Brasil (LinkedIn). Publica nas áreas de economia criativa, negócios digitais, cultura pop, empreendedorismo e inovação.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!
Mais informações: (11) 3155-5444 • siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br
ImportanteCondições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com antecedência.