3 de outubro de 2017@09:00 – 13:00
Av. Cruzeiro do Sul
2630 - Carandiru, São Paulo - SP

CURSO COM WALDOMIRO VERGUEIRO
Possui pós-doutorado pela Loughborough University of Technology (Inglaterra) e Universidad Carlos III de Madrid (Espanha), mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (1985 / 1990) e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela FESPSP (1977). Professor da ECA/USP, atuando na graduação em Biblioteconomia, bem como no mestrado e doutorado em Ciência da Informação e Ciências da Comunicação, além de supervisionar diversas pesquisas de pós-doutorado. Fundador e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos na ECA/USP. Autor e organizador de mais de uma dezena de livros, entre os quais: Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis, Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula, A história em quadrinhos no Brasil: Análise, evolução e mercado e Quadrinhos na educação: da rejeição à prática.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Importante
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

OBJETIVO
Familiarizar os participantes com as histórias em quadrinhos elaboradas a partir de obras literárias, discutindo as principais características desse tipo de obra, sua evolução, panorama atual no Brasil e perspectivas futuras.

CONTEÚDOS
• Histórias em Quadrinhos e Literatura: estranhamentos e convergências – Evolução das histórias em quadrinhos; Resistência e preconceito; Os Classics Illustrated e a aproximação com as obras literárias; Quadrinhos e literatura no Brasil.
• Da Literatura para os Quadrinhos – Adaptação, transposição ou quadrinização?; Existem quadrinhos literários?
• O que é uma boa história em quadrinhos feita a partir de uma obra literária? – Fidedignidade ao original; Liberdade artística.
• Panorama atual e perspectivas para a literatura em quadrinhos – Mercado; Educação; Público.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

Vagas limitadas!