5 de julho de 2018@09:00 – 16:00
SisEB

OFICINA com Cléo Busatto

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Projetos e estratégias para formar mediadores qualificados e agentes do reencantamento por meio da arte literária, para sensibilizar o sujeito-leitor e ampliar seus horizontes de vida.

CONTEÚDO

O grande desafio que se encontra na formação do leitor literário, diz respeito à situação leitora dos agentes de leitura e mediadores. A maioria não lê literatura, e quem lê, prega uma prática pedagógica limitante, ao admitir uma única interpretação para o texto e apresentá-lo com propósitos objetivos e pragmáticos. Com esta visão, o mediador estimula um comportamento leitor reducionista, quase sempre voltado a localizar informações explícitas no texto, seja através da fala ou do desenho.

Reconhecemos que, além de apresentar o livro literário ao leitor devemos criar condições para que a sua recepção seja efetiva e que se promova uma das principais tarefas que lhe compete: sensibilizar o sujeito-leitor e ampliar seus horizontes de vida.  Os principais objetivos desse encontro de caráter formativo são intensificar o reconhecimento da importância da literatura na vida das pessoas; contribuir para a formação leitora literária do mediador, de forma que ele, por sua vez, estimule a competência leitora das pessoas com as quais ele atua.

• Promover ações que validem a importância da leitura e da literatura;
  • Proporcionar a formação de sujeitos sensíveis, criativos e criadores;
  • Reafirmar a importância do mediador de leitura e suas práticas;
  • Refletir a importância das histórias na formação do ser humano.

• As leituras e o texto literário: reflexão.
  • Leituras da literatura: práticas.
    • O texto sugere leituras e desdobra-se em múltiplas possibilidades.
    • Leitura do que vejo e leitura de como me vejo.

PÚBLICO-ALVO:
Profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura.

Cléo Busatto é mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora transdisciplinar formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar-SP. É autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças e jovens, teóricos sobre oralidade e mídias digitais. Algumas integram programas de leitura e catálogos internacionais, como o da Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália. Em 2016, seu livro A fofa do terceiro andar foi finalista ao Prêmio Jabuti, na categoria juvenil. Realiza ações educativas-culturais em Secretarias de Educação, de Cultura, unidades do Sesc e outras instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!
Mais informações: (11) 3155-5444 • siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Importante: Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.