19 de julho de 2018@09:00 – 16:00
SisEB

CURSO com Valdemir Pires

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

Venha conhecer técnicas e legislação para encontrar oportunidades para viabilizar a gestão cultural na sua cidade.

CONTEÚDO
Introdução ao conhecimento prático do orçamento público como instrumento viabilizador das políticas públicas, de modo a facilitar a interação das áreas-fins, como Cultura, Educação e Saúde, com a área financeira.

PROGRAMA

• Legislação e classificações orçamentárias – A Lei 4.320/64 (Lei de Finanças Públicas), a Lei Complementar 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e outras referências legais;
  • Classificações da receita e da despesa – a “linguagem” orçamentária;
  • Sistema orçamentário brasileiro e seus instrumentos (PPA, LDO e LOA);
  • Processo orçamentário (ênfase na execução orçamentária e financeira).

BIBLIOGRAFIA
PIRES, Valdemir. Orçamento Público: abordagem tecnopolítica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Disponível em: <http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=154>.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura.

Valdemir Pires é professor de Finanças Públicas e de Administração Financeira e Orçamentária Pública no curso de Administração Pública e líder do grupo de pesquisa sobre Controle Social do Gasto Público (GPCGP) da Unesp-Araraquara. É ex-chefe do departamento e ex-coordenador do curso de Administração Pública da Unesp-Araraquara. Foi também coordenador do curso de Economia da UNIMEP. Autor de diversos livros e artigos em periódicos científicos sobre temas de sua área de atuação, sendo também avaliador e membro de conselhos editoriais de dezenas de publicações acadêmico-científicas e membro de comitês científicos de diversos eventos nacionais.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!
Mais informações: (11) 3155-5444 • siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Importante: Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.