22 de fevereiro de 2019@09:00 – 16:00
SisEB

OFICINA com Albino Ribas, Célia Andrade e Maraléia Menezes

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Laboratório de aprendizado compartilhado para publicação de livros em pequena escala e baixo custo para promover a produção literária da sua comunidade.

OBJETIVOS

• Oferecer à comunidade da biblioteca a oportunidade de autopublicação de livros com baixo custo de produção;
  • Apresentar conceitos editoriais e gráficos básicos e fornecer subsídios para a edição de livros de autores iniciantes;
  • Auxiliar no processo de produção do livro artesanal;
  • Contribuir para a criação de um Fab Lab (laboratório de fabricação), um espaço de criatividade, aprendizado, compartilhamento do conhecimento e produção literária dos autores locais;
  • Promover a sustentabilidade por meio de um movimento eco cultural, para a fabricação dos equipamentos e confecção dos livros.

CONTEÚDO E PROGRAMA

• Fundamentação do design do livro – criação da capa, paginação, diagramação, escolha do papel, design para o livro, impressão e acabamento de forma artesanal;
  • Registro do livro – registro na Biblioteca Nacional – direitos autorais, ISBN, ficha catalográfica, custos, montagem artesanal e impressão, lançamento do livro;
  • Técnicas básicas de encadernação – etapas da confecção, sustentabilidade, equipamentos e utensílios.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura, e escritores independentes.

Albino Ribas é criador do projeto Livro Alternativo, que tem como um dos objetivos escapar à lógica convencional de produção, atribuindo ao livro um valor cultural e simbólico. Criou a Ribas Editora e optou por publicações artesanais visando menor custo com material reaproveitado e reciclado.  É advogado, bacharel em Administração Hospitalar e especializado em Direito Previdenciário. Atualmente se dedica as duas atividades, o Direito e a Editoração.

Célia Regina Ignatios de Andrade é escritora, poeta e membro da Academia Itanhaense de Letras. Atualmente se divide entre a poesia e o haicai. Entre suas obras publicadas estão Pausa para o Café (2017), Novos Haikais (2016), Enquanto Canto (2016) e Haicais (2015). É graduada em Administração Hospitalar e Terapias Naturais.

Maraléia Menezes de Lima é bibliotecária graduada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Ribeirão Preto.

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!

Mais informações: (11) 3155-5444 • siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Importante: Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.