/ governosp
Quando:
9 de novembro de 2021@15:00 – 11 de novembro de 2021@17:00
2021-11-09T15:00:00-03:00
2021-11-11T17:00:00-03:00
Custo
Grátis
Contato:
SisEB - Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo
Curso - Curadoria colaborativa para formação de acervos inclusivos e diversos: Temas, linguagens, suportes e funções

com Cida Fernandez

PRÉ-INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

Objetivos  

  • Trabalhar com os processos de curadoria para a constituição colaborativa e coletiva de acervos inclusivos, acessíveis e diversos, com a representação das diferentes culturas e identidades, através das reflexões, troca de saberes e democratização de conhecimentos.
  • Apresentar conceitos e ferramentas para a constituição de acervos inclusivos e diversos;
  • Tratar sobre a importância e o cuidado na formação de acervos para bibliotecas e comunidades;
  • Disponibilizar materiais e apresentar instrumentos que contribuem para o processo de curadoria colaborativa.

Programa

  • Aula 1 | Temas e linguagens: diferenças, semelhanças e cuidados na abordagem da curadoria coletiva e colaborativa.
    Identificar as dimensões dos cuidados da curadoria coletiva e colaborativa no tocante à identificação e seleção de temas e de linguagens, e de sua organização com e para as comunidades interessadas.
  • Aula 2 | Curadoria para acervos de bibliotecas físicas (públicas, comunitárias e escolares): enfoques temáticos.
    Tratar sobre os principais pontos necessários para a observação, diálogo e construção coletiva de acervos temáticos, especialmente LGBTQIA+, gênero, raça e comunidades tradicionais.
  • Aula 3 | Curadoria no combate às notícias falsas e à desinformação em mídia  sociais: atendimento às necessidades das comunidades de usuários e usuárias. Promover o conhecimento sobre como identificar a lógica na disseminação de notícias falsas (fake news) para contribuir no combate à desinformação, para promover a divulgação responsável das informações, com prioridade para os públicos das bibliotecas públicas.


Cida Fernandez é bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco.  Responsável pelo Programa Direito à Leitura, do Centro de Cultura Luiz Freire, e assessora do Programa Prazer em Ler, da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. Desenvolveu o Sistema de Classificação por Cores para a literatura de ficção e poesia. Realiza palestras e ministra cursos para o desenvolvimento de profissionais nas áreas de formação de leitores, organização e gestão de acervos literários e incidência em políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos.

PÚBLICO-ALVO E PRÉ-REQUISITOS: trabalhar em bibliotecas de acesso público (70% das vagas para São Paulo e 30% para outros Estados brasileiros); ter boas noções de informática, internet e acesso por banda larga.
Pré-inscrições gratuitas de 11 a 20 de outubro. Vagas limitadas!
Divulgação dos selecionados até 3 de novembro.
Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br
Acessibilidade: condições especiais de atendimento, como tradução em Libras, devem ser informadas na pré-inscrição.
Importante: O link para acesso à plataforma será enviado um dia antes do primeiro encontro. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após o curso, mediante frequência mínima de 75%.

9 A 11 DE NOVEMBRO DE 2021
das 15 às 17 horas
Carga horária: 6 horas

Ouvidoria Transparência SIC