5 de outubro de 2017@10:00 – 17:00
71 - Centro, Itanhaém - SP, 11740-000
SisEB
(11) 3155-5444
A mediação da leitura pela escrita - ITANHAÉM - INSCRIÇÕES ENCERRADAS @ Biblioteca Pública Municipal Poeta Paulo Bomfim | São Paulo | Brasil

OFICINA COM ROBERTO TADDEI
Autor dos romances “Existe e está aqui e então acaba” (2014) e “Terminá-lia” (2013). Mestre em Criação Literária pela Columbia University e coordenador do curso de pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz, em São Paulo. Escreve resenhas críticas para o caderno Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Importante
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por e-mail e/ou telefone, com até 72 horas de antecedência do início da atividade.

No ensaio “Como se deve ler um livro” Virginia Woolf defende que a melhor maneira de se compreender o que um autor faz talvez não seja ler, mas sim escrever, “fazer seu próprio experimento com as dificuldades e os riscos das palavras”. Desse modo o leitor se colocaria não como um receptor passivo de quem se espera a validação do livro, mas sim como um “autor” capaz de se relacionar com o texto de forma criativa e privilegiada. Neste curso investigaremos como a escrita pode ajudar na leitura e compreensão da obra literária.

OBJETIVOS
• Problematizar a autonomia e a autoridade do leitor na relação com a obra literária;
• Discutir os processos criativos e cognitivos relacionados à escrita literária;
• Investigar procedimentos criativos utilizados por autores em textos literários;
• Avaliar a possibilidade da escrita como processo de mediação da leitura.

CONTEÚDO
• A escrita literária e a escrita cotidiana;
• Ler o mundo como um autor;
• O risco da alienação pela leitura;
• Autor e leitor como sistema único;
• O processo de escrita.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura.

Vagas limitadas!