Na quinta-feira, 17 de julho, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) promoveu atividade de capacitação na Biblioteca de São Paulo (BSP). O tema da oficina é Mediação de leitura: ler, entre linhas…, ou seja, a promoção da leitura por meio de novas técnicas de contação de histórias. A oficina foi ministrada pela professora Andréa Nogueira, no auditório da BSP, das 10 às 17 horas.

O período da manhã foi destinado à realização de dinâmicas voltadas à impostação da voz, técnicas de costura, postura e oralidade, desenhos e brincadeiras com balões e até criação de origamis. A tarde foi reservada para o exercício de contação de histórias, quando os cerca de 70 participantes treinaram e colocaram em prática os ensinamentos da manhã.

Advogada de formação, Andréa Nogueira começou a trabalhar como contadora de histórias em 2005. Seu primeiro contato com a área ocorreu de forma voluntária em um trabalho na Associação Viva e Deixe Viver, que realiza atividades no hospital oncológico A.C. Camargo, na capital paulistana. Em nove anos, Andréa aprendeu que as histórias não precisam estar nos livros, “mas dentro de cada um”, afirma. Parte dessa experiência, ela repassou na oficina do SisEB.

Um dos exercícios propostos foi recuperar histórias da memória dos participantes, técnica que tem como objetivo aproximar e entreter crianças e adultos. “A proposta é oferecer novas ferramentas para que os alunos – na maior parte profissionais de biblioteca –, possam criar e envolver-se com as histórias de outras maneirase, assim, possam educar de forma mais lúdica”, comentou Andréa.

O SisEB vai promover mais oficinas de mediação de leitura com Andréa Nogueira nas cidades de Praia Grande (16 de setembro), São Paulo (29 de setembro) e Suzano (28 de outubro). As inscrições serão abertas 30 dias antes de cada capacitação. Para mais informações, acesse o site oficial: http://siseb.sp.gov.br