Na terça-feira, 12 de agosto, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) promoveu atividade de capacitação na Biblioteca de São Paulo (BSP) para cerca de 40 pessoas. O tema da oficina foi Fortalecimento de equipe, ministrada pela professora Ilíada de Castro, do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial (Indepe), no auditório da BSP, das 9 às 18 horas.

O período da manhã foi destinado à realização de dinâmicas e explicações de conceitos de filósofos como Friedrich Hegel ou de pensadores contemporâneos como Peter Senge e John Maxwell. “O que eu quero trabalhar em grupo é a sinergia e o entendimento de que a ideia do outro pode ser melhor do que a minha”, afirmou a professora, que também ensinou conceitos como cooperação e competição, como criar espaço para o diálogo com a tolerância entre os diferentes integrantes.

A parte da tarde foi dedicada à identificação de estilo de atuação no mundo corporativo e a diferença entre agrupamentos, grupos e equipes. Foi apresentada ainda uma ferramenta de análise de quadrantes conhecida como Janela de Johari, cujo objetivo é auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo.

“As equipes são componentes essenciais nas empresas do futuro. É importante destacar o quanto você melhora uma ideia ouvindo o outro. E que o diferente é o que nos complementa, mas sempre com respeito à individualidade e à tolerância com a diversidade”, finalizou Ilíada.

O SisEB vai promover neste semestre mais oficinas, como as de contação de histórias, mediação de leitura e de liderança. Para mais informações, acesse o site oficial: http://siseb.sp.gov.br