Crédito da foto: Nelson Kon
   
         
 

 

Precisamos falar mais sobre bibliotecas


Para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), órgão da Secretaria da Cultura, biblioteca é assunto diário e foco de um grande trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos.

Mesmo assim, é preciso falar mais para desfazer alguns mitos, descobrir novos avanços e prepará-las para a sua verdadeira missão na comunidade.

Para que servem as bibliotecas? Que benefícios proporcionam? Quais as vantagens que oferecem? Quem são os maiores beneficiários? Qual é a verdadeira missão das bibliotecas modernas?

Não é novidade que há muito tempo as bibliotecas deixaram de ser “um monte de livros à disposição dos estudantes de segunda a sexta-feira”. A biblioteca moderna, aquela que corresponde às aspirações de seus usuários precisa ir muito além, precisa andar à frente, abrir caminhos, apostar nas tendências emergentes.

Bibliotecas vivas facilitam a vida das pessoas, melhoram o mundo

Os frequentadores atuais das bibliotecas não são apenas estudantes às voltas com seus afazeres escolares. São pessoas de várias idades, vários perfis, de muitas especialidades, de interesses diferentes, que chegam em busca de inspiração, aprendizado e conhecimento para melhorar sua relação com o mundo.

Cabe à biblioteca oferecer-lhes acesso à informação em qualquer plataforma de armazenamento, facilitar o uso desses recursos, estimular processos de reflexão, promover o compartilhamento de ideias, incentivar o estudo em um ambiente seguro e propício à aprendizagem, criação e disseminação de novos conhecimentos.

Esta é a missão atual das bibliotecas públicas: tendo os usuários como figuras centrais de suas ações, apoiar a expansão do saber das comunidades que atendem para melhorar a sociedade no seu sentido mais amplo. Do individual para o universal. Da aldeia para o mundo.

O SisEB acredita nesta nova realidade e investe continuamente na capacitação de gestores, bibliotecários e equipes de profissionais, oferecendo gratuitamente oficinas, cursos e palestras presenciais e a distância, publicações e outras formas de apoio.

Por quase uma década, o SisEB vem promovendo o Seminário Biblioteca Viva. É um produtivo encontro anual de renomados palestrantes nacionais e internacionais com centenas de profissionais de São Paulo e de outros estados brasileiros. É um evento que inspira, fortalece e transforma pessoas e bibliotecas.

Temos muitos avanços

Veja alguns avanços observados em pesquisas realizadas pelo SisEB:

• Temos identificado um contingente expressivo de gestores públicos, dirigentes culturais, diretores, bibliotecários e outros profissionais de biblioteca qualificados e motivados para liderar a transformação silenciosa que já está acontecendo em unidades vinculadas ao SisEB. São recursos valiosíssimos que precisam ser prestigiados.

• Temos melhoria da relação biblioteca pública/cidadão/comunidade, graças à visão de modernos administradores que perceberam benefícios para todos e apoiam o protagonismo desses equipamentos públicos na cena cultural de seus municípios.

• Temos exemplos de mobilização de pessoas, instituições, organizações civis, empresas públicas e privadas, voluntários e comunidade em torno de projetos culturais que acontecem no território multicultural das bibliotecas, contribuindo inclusive para a preservação de valores imateriais da cultura local.

São pequenas, médias e grandes conquistas diárias alcançadas por milhares de pessoas que acreditam na missão das bibliotecas vivas, por profissionais que atuam na linha de frente, por gestores municipais que incentivam a participação de suas equipes em ações do SisEB e que fazem sua parte para atender melhor a sua comunidade.

Temos desafios pela frente? Sim, temos muitos. Precisamos trabalhar juntos para continuar melhorando cada biblioteca em cada comunidade. É necessário continuar investindo na atualização profissional das equipes porque as novas tecnologias e formas de gestão da informação e conhecimento estão impondo outro ritmo à nossa realidade.

As bibliotecas atuais precisam ser bem administradas e preparadas para estes desafios. Elas podem e devem ser equipamentos públicos exemplares e podem assumir um papel imprescindível para prestar os melhores serviços a todos os cidadãos, uma das principais características das cidades mais prósperas e socialmente desenvolvidas.

Por isso, vamos continuar falando mais sobre bibliotecas.

Você está convidado a participar trazendo sua experiência e seu entusiasmo.

----------------------------------------------------------

Conheça os serviços gratuitos do SisEB que estão à disposição da biblioteca da sua cidade.

Visite siseb.sp.gov.br