O SisEB somos nós!


Estamos vivendo as últimas horas de 2016, um ano atípico na vida nacional. É momento de fazer retrospectivas, mas também de pensar no futuro.

Recentemente foram realizadas eleições municipais que promoverão alterações significativas no comando das nossas cidades, trazendo novos protagonistas e novas visões sobre os imensos desafios da gestão pública, em especial, na área cultural.

Nas últimas edições, falamos sobre pequenas ações que produzem grande efeito na comunidade, que exigem baixo investimento e podem ser viabilizadas por parcerias locais, como por exemplo, livros para leitura e empréstimo aos usuários do transporte público e Unidades Básicas de Saúde. Uma ideia simples que funciona!

Falamos também sobre a importância de incluir as bibliotecas nas políticas públicas dos governos municipais porque estes equipamentos tem grande potencial para conectar comunidades e promover a integração multicultural num mesmo ambiente. Quando atuam efetivamente como Bibliotecas Vivas, promovem ações de inclusão social que vão muito além da leitura, propagando conhecimento, aprendizado, informação e lazer. Esta é uma experiência de gestão cultural com resultados já comprovados em diversos municípios paulistas.

Destacamos a oportunidade de integrar equipamentos municipais de cultura à plataforma colaborativa SP Estado da Cultura para promover e divulgar gratuitamente eventos realizados em sua cidade. Clique aqui para fazer o download do manual do programa Mapas Culturais e coloque essa ideia simples a seu serviço no início do ano.

Lembramos sobre oportunidades de captação de recursos junto aos governos estadual e federal por meio de leis de incentivo à cultura, editais específicos para aquisição de acervo, mobiliário e equipamentos de tecnologia assistiva, concursos públicos que premiam em dinheiro as melhores práticas e experiências na promoção do livro e da leitura. Fique ligado e aproveite essas oportunidades que valem ouro.

Ideia Simples é uma publicação digital do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo – SisEB que trata de assuntos relacionados à gestão cultural. Periodicamente destaca ideias que podem ser aproveitadas pelos municípios com possibilidade de resultados muito positivos com baixo impacto orçamentário.

Em 2017 continuaremos este diálogo com os gestores que permanecem em seus postos e com os novos profissionais que virão. Agradecemos aos que estiveram ao nosso lado até aqui e saudamos os que estão chegando com novas ideias, inspiração e energia para fortalecer a cultura do nosso Estado.

Conheça o novo site do SisEB e troque ideias conosco em 2017.

Lembre-se: O SisEB somos nós!