Mogi das Cruzes e Praia Grande inovam ao oferecer livros aos passageiros do transporte público

   
         
 

 

Passe livre para a leitura


Ler encurta distâncias em muitos sentidos. Quem lê se diverte, aprende e sabe mais. Fica mais informado. Viaja para outros mundos, conhece personagens inesquecíveis, fica envolvido em mil e uma aventuras. Quem lê no ônibus quase não vê o tempo passar e chega logo a seu destino.

Pensando nisso e para melhorar a qualidade dos serviços, surgiu uma parceria entre a empresa Princesa, uma das concessionárias do transporte público local, e a Administração Municipal de Mogi das Cruzes.

Além de tornar as viagens mais agradáveis, o projeto Cultura no Ônibus quer incentivar a leitura entre os usuários de todas as idades, facilitando o acesso aos livros de forma mais simples possível. Quem quiser pode ler no ônibus, mas se preferir pode continuar lendo em casa. No fim da história, é só devolver no próprio ônibus ou em pontos identificados nos terminais que atendem a linha C001 – Circular Central.

O projeto implantado na cidade foi inspirado em uma ação similar testada e aperfeiçoada por uma empresa do grupo no Distrito Federal e que vem apresentando resultados muito positivos.

Em Mogi, na fase inaugural, são dois veículos identificados que transportam um acervo de 500 livros adquirido pela concessionária, mas a tendência é aumentar a oferta pela inclusão de novas linhas e pela doação de mais livros pelos próprios usuários. Para tanto, existem caixas para devoluções e coleta nos ônibus e terminais. Tudo muito simples, sem burocracia, regras ou obrigações.

Os funcionários da concessionária passaram por um treinamento específico para estimular e orientar os passageiros a fazer uso do novo serviço que é totalmente gratuito. Nos primeiros dias da operação a iniciativa tem sido elogiada e aprovada pela população mogiana. Para o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, “o princípio é promover a cultura, o acesso ao livro e incentivar a leitura”.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes também realiza outras ações de incentivo à leitura, como o projeto Livro Amigo, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade. A iniciativa atende unidades de saúde com a oferta de livros infantis para leitura e empréstimo.

Na beira do mar

Uma parceria similar entre a Prefeitura, a Biblioteca Municipal Porto do Saber e a Viação Piracicabana também está levando livros para leitura e empréstimo aos usuários do transporte urbano de Praia Grande, no litoral paulista.

O acervo inicial foi cedido pela biblioteca, displays foram colocados no interior dos coletivos pela empresa e a mídia local divulgou o novo serviço.

A população pode, além de levar os livros, ler e trocar os títulos dentro dos ônibus e nos terminais municipais. Como em Mogi das Cruzes, os livros podem ser levados para casa e as doações dos usuários são bem-vindas.

Ideias simples como essas, que exigem mais parceria do que investimento financeiro, colocam muitos projetos de leitura na rota do sucesso.

Ponha livros pra rodar também na sua cidade e boa viagem!